Calculando a Velocidade de Ataque ASPD

A velocidade de ataque é influenciada basicamente pelos seus pontos de AGI, DEX, pela arma equipada e pelos modificadores de velocidade (poções, cartas e equipamentos que na descrição dão algum % de aumento na velocidade de ataque).

A fórmula parece simples, mas, nem tanto, explicarei cada cálculo inclusive o mecanismo de alguns bônus de % de ASPD.

Fórmula:

ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)

Delay =(250-AGI-(DEX/4))*(200-ASPDBase)/250

No Delay é onde entram a sua AGI e a DEX. Cada ponto de AGI diminui 0,16 no seu Delay e cada ponto de DEX reduz 0,04 no seu Delay.

ASPDBase é velocidade inicial de cada personagem, que varia de acordo com a classe e é afetada pela arma que está sendo utilizada.

DelayDecrease =1-SpeedMod

SpeedMod são todos os modificadores de velocidade, ex: Concentração, Despertar, Fúria Selvagem, os 3% do anél do luar, os 3% das Lendárias Asas, etc. Esses modificadores inflingem efeito acumulado, ex: Despertar (10%) + Anél do Luar (3%) + Lendárias Asas de Anjo (3%) = 16%.

 

Agora na matemática.

Vou calcular a velocidade de ataque de um Arruaceiro equipado com uma gladius (ASPD Base = 150), para verificarmos a importância dos atributos (AGI e DEX) e dos modificadores.

Caso 1.

Vou utilizar no exemplo AGI =115 e DEX =60 (considerando pontos de cartas, equipamentos, bufs, etc). Não importa de onde venham os pontos, a velocidade é calculada considerando o total de cada atributo. Neste primeiro momento não vou considerar o uso de poções ou equipamento que aumentem a velocidade.

ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)

---------- 

Delay =(250-115-(60/4))*(200-150)/250

Delay =(120)*(50)/250

Delay =24

---------- 

DelayDecrease =1-SpeedMod

DelayDecrease =1 (não foi utilizado qualquer item que aumente a velocidade).

---------- 

ASPD =200-(24*1)

ASPD =176

Neste caso a velocidade foi calculada apenas com os pontos de AGI, DEX e com a ASPDBase do personagem. O DelayDecrease foi 1.

 

Caso 2.

Vou considerar a mesma situação do caso 1, sendo que agora o Arruaceiro vai tomar uns goles de poção da Fúria Selvagem (reduz em 20% o DelayDecrase).

ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)

---------- 

Delay =24 (cálculo no caso 1).

---------- 

DelayDecrease =1-SpeedMod

SpeedMod =20% (Concentração =10%, Despertar =15%, Fúria=20%)

SpeedMod =20/100

SpeedMod =0,20

DelayDecrease =1-0,20

DelayDecrease =0,80

---------- 

ASPD =200-(24*0,80)

ASPD =200-(19,20)

ASPD =180,80

 

Caso 3.

Apenas para complementar os casos 1 e 2, vamos supor que eu tenha agora 2 Anéis do Luar e o hat Lendárias Asas de Anjo.

Utilizo os equipamentos de maneira que AGI e DEX continuem nos mesmos valores do caso 1 (não tem mistério).

Vamos lá!

ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)

---------- 

Delay =24 (cálculo no caso 1)

---------- 

DelayDecrease =1-SpeedMod

SpeedMod = 20% (Poção da Fúria S.) + 3% (Lendárias Asas de Anjo) + 6% (2 Anéis do Luar)

SpeedMod = 29%

SpeedMod = 0,29

DelayDecrease =1-0,29

DelayDecrease =0,71

---------- 

ASPD =200-(24*0,71)

ASPD =200-(17,04)

ASPD =182,96

Sim, sei que ficou quebrada. Lembra lá no começo quando eu falei que no cálculo cada ponto de DEX diminui 0,04 ponto de Delay?

Pra arredondar isso, basta colocar mais 1 ponto em DEX, ficando com ASPD 183,00.

Vale lembrar que utilizei os valores de AGI e DEX apenas para colocar em prática na fórmula, apenas para exemplificar.

 

Sobre os modificadores de velocidade (Poções, cartas, equipamentos, etc) eles sempre vão aumentar a velocidade (desde que o Delay não seja 0 *Oh! my god!*).

A questão é que eles são usados para diminuir (percentualmente) o Delay, logo se o Delay já é baixo (por conta bons valores de AGI e DEX) a diminuição do Delay vai ser menor.

Exemplo:

Arruaceiro 1, equipado com gladius e com 115 de AGI e 60 de DEX,

Arruaceiro 2, equipado com gladius e com 60 de AGI e 30 de DEX.

---------- 

ASPD do Arruaceiro 1, sem uso de modificadores = 176,00

ASPD do Arruaceiro 1, utilizando poção da Fúria = 180,80

Ganho de 4,80 na ASPD Final.

---------- 

ASPD do Arruaceiro 2, sem uso de modificadores = 163,50

ASPD do Arruaceiro 2, utilizando poção da Fúria = 170,80

Ganho de 7,30 na ASPD Final.

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.