Calculando a Velocidade de Ataque ASPD
A velocidade de ataque é influenciada basicamente pelos seus pontos de AGI, DEX, pela arma equipada e pelos modificadores de velocidade (poções, cartas e equipamentos que na descrição dão algum % de aumento na velocidade de ataque).
A fórmula parece simples, mas, nem tanto, explicarei cada cálculo inclusive o mecanismo de alguns bônus de % de ASPD.
Fórmula:
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
Delay =(250-AGI-(DEX/4))*(200-ASPDBase)/250
No Delay é onde entram a sua AGI e a DEX. Cada ponto de AGI diminui 0,16 no seu Delay e cada ponto de DEX reduz 0,04 no seu Delay.
ASPDBase é velocidade inicial de cada personagem, que varia de acordo com a classe e é afetada pela arma que está sendo utilizada.
DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod são todos os modificadores de velocidade, ex: Concentração, Despertar, Fúria Selvagem, os 3% do anél do luar, os 3% das Lendárias Asas, etc. Esses modificadores inflingem efeito acumulado, ex: Despertar (10%) + Anél do Luar (3%) + Lendárias Asas de Anjo (3%) = 16%.
Agora na matemática.
Vou calcular a velocidade de ataque de um Arruaceiro equipado com uma gladius (ASPD Base = 150), para verificarmos a importância dos atributos (AGI e DEX) e dos modificadores.
Caso 1.
Vou utilizar no exemplo AGI =115 e DEX =60 (considerando pontos de cartas, equipamentos, bufs, etc). Não importa de onde venham os pontos, a velocidade é calculada considerando o total de cada atributo. Neste primeiro momento não vou considerar o uso de poções ou equipamento que aumentem a velocidade.
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
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Delay =(250-115-(60/4))*(200-150)/250
Delay =(120)*(50)/250
Delay =24
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DelayDecrease =1-SpeedMod
DelayDecrease =1 (não foi utilizado qualquer item que aumente a velocidade).
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ASPD =200-(24*1)
ASPD =176
Neste caso a velocidade foi calculada apenas com os pontos de AGI, DEX e com a ASPDBase do personagem. O DelayDecrease foi 1.
Caso 2.
Vou considerar a mesma situação do caso 1, sendo que agora o Arruaceiro vai tomar uns goles de poção da Fúria Selvagem (reduz em 20% o DelayDecrase).
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
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Delay =24 (cálculo no caso 1).
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DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod =20% (Concentração =10%, Despertar =15%, Fúria=20%)
SpeedMod =20/100
SpeedMod =0,20
DelayDecrease =1-0,20
DelayDecrease =0,80
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ASPD =200-(24*0,80)
ASPD =200-(19,20)
ASPD =180,80
Caso 3.
Apenas para complementar os casos 1 e 2, vamos supor que eu tenha agora 2 Anéis do Luar e o hat Lendárias Asas de Anjo.
Utilizo os equipamentos de maneira que AGI e DEX continuem nos mesmos valores do caso 1 (não tem mistério).
Vamos lá!
ASPD =200-(Delay*DelayDecrease)
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Delay =24 (cálculo no caso 1)
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DelayDecrease =1-SpeedMod
SpeedMod = 20% (Poção da Fúria S.) + 3% (Lendárias Asas de Anjo) + 6% (2 Anéis do Luar)
SpeedMod = 29%
SpeedMod = 0,29
DelayDecrease =1-0,29
DelayDecrease =0,71
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ASPD =200-(24*0,71)
ASPD =200-(17,04)
ASPD =182,96
Sim, sei que ficou quebrada. Lembra lá no começo quando eu falei que no cálculo cada ponto de DEX diminui 0,04 ponto de Delay?
Pra arredondar isso, basta colocar mais 1 ponto em DEX, ficando com ASPD 183,00.
Vale lembrar que utilizei os valores de AGI e DEX apenas para colocar em prática na fórmula, apenas para exemplificar.
Sobre os modificadores de velocidade (Poções, cartas, equipamentos, etc) eles sempre vão aumentar a velocidade (desde que o Delay não seja 0 *Oh! my god!*).
A questão é que eles são usados para diminuir (percentualmente) o Delay, logo se o Delay já é baixo (por conta bons valores de AGI e DEX) a diminuição do Delay vai ser menor.
Exemplo:
Arruaceiro 1, equipado com gladius e com 115 de AGI e 60 de DEX,
Arruaceiro 2, equipado com gladius e com 60 de AGI e 30 de DEX.
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ASPD do Arruaceiro 1, sem uso de modificadores = 176,00
ASPD do Arruaceiro 1, utilizando poção da Fúria = 180,80
Ganho de 4,80 na ASPD Final.
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ASPD do Arruaceiro 2, sem uso de modificadores = 163,50
ASPD do Arruaceiro 2, utilizando poção da Fúria = 170,80
Ganho de 7,30 na ASPD Final.